quarta-feira, 11 de setembro de 2019

A Vida do Rei Davi - Terceira Parte





Davi pensou ter alegrado o rei Saul ao matar o gigante Golias, mas Saul ficou infeliz e com ciúmes diante da enorme popularidade de Davi. Quanto mais o rei Saul pensava em Davi, mais furioso ele ficava. 


Missionário Antônio Antunes - http://bit.ly/evangelhoeterno


Davi s rumou para Jerusalém, para entregar a cabeça de Golias ao rei Saul. Ao chegar próximo às dependências reais, foi recebido por Abner, general do exército de Saul. Davi entregou a cabeça do Filisteu, mas ficou com as armas do gigante como troféu. 

E Saul perguntou:  
"Quem é seu pai?"
E Davi respondeu: 
"Sou filho de Jessé o belemita."

Após a conversa com rei Saul, Jônatas, o filho do rei, passou a ter uma amizade mais que fraternal com Davi. Davi e Jônatas passaram a ser como irmãos. Jônatas presenteou Davi com sua capa, espada e outros apetrechos.

Naquele dia Saul não permitiu que Davi voltasse para a casa de seu pai.

E Davi se tornou capitão do exército dos israelitas. E aconteceu que após Davi ter voltado de uma batalha vitoriosa contra os filisteus, as mulheres de várias cidades foram ao encontro do rei Saul com adufes, que é um tipo de pandeiro. As mulheres dançaram e cantaram dizendo que Saul havia matado milhares e que Davi havia matado dez vezes mais filisteus que Saul. 

E Saul ficou indignado com aquilo, e disse: então deram dez milhares para Davi e a mim somente milhares... O que falta a Davi senão o reino?

E Saul começou a ver Davi com outros olhos, com receio de que este o tomasse o reino... A música linda tocada por Davi deixou de ser uma fonte de conforto para o rei Saul, uma vez que seu coração estava carregado de ódio. 

Um dia o rei decidiu que tudo aquilo tinha ido longe demais. Saul sabia de um jeito de pôr um fim naquela situação.  

O rei tinha em sua mão uma lança. E Davi escapou por pouco da morte quando Saul atirou a lança com toda sua força. 

Rei Saul - Missionário Antônio Antunes


Davi percebeu da pior maneira possível que o rei odiava ele tanto a ponto de querer matá-lo. Davi fugiu do palácio para salvar a própria vida.


E os guardas do palácio real não conseguiram parar o jovem belemita. Mesmo assim mensageiros de Saul localizaram Davi para que mensagens do rei de Israel fossem entregues.

E Saul passou a ficar com medo de Davi por Deus Jeová estar com ele. Saul afastou Davi de sua presença e nomeou o jovem para ser chefe de mil. Davi passou a liderar o exército nas batalhas.

E os mensageiros de Saul disseram a Davi que ele seria bem vindo ao palácio. Davi ficou relutante, mas por fim acabou perdoando Saul e voltou para o convívio junto ao rei.

E Davi era sempre bem sucedido nas batalhas. Mical filha de Saul estava apaixonada por Davi. Saul tinha dito a si mesmo: "Eu darei minha filha a Davi, mas que continue sendo capitão nas guerras... Que não morra nas minhas mãos, mas nas mãos dos filisteus."

E Davi confidenciou aos servos de Saul: "Sou pobre! Quem sou eu e quem são meus parentes para me tornar genro do rei?"

E Saul mandou uma mensagem por seus mensageiros: "O rei e os servos reais se agradam de você, portanto aceite ser genro do rei. Como preço da noiva o rei quer somente cem prepúcios dos filisteus, para se vingar dos inimigos do Israel." 

Para quem não sabe, prepúcio é a pele que cobre a ponta do membro sexual masculino. É obrigação dos judeus a circuncisão. Circuncisão é o ato de cortar a tal pele da ponta do órgão genital masculino. 


circuncisão - Missionário Antônio Antunes


Quando se lê na Bíblia a palavra “incircunciso”, é relativo aos homens de religiões praticantes de abominações como os filisteus. Incircunciso significa aquele que não cortou a pele da ponta de seu órgão. 


Saul estava tramando fazer com que Davi fosse morto pelos filisteus. Saul pediu então que Davi entregasse uma centena de prepúcios. 

Davi matou o dobro de filisteus e entregou  duzentos prepúcios, ou seja, duzentos filisteus foram mortos. 




Depois desta vitória gloriosa, Saul deu sua filha Mical como esposa para o guerreiro Davi. Um casamento real com todas as pompas ocorreu. Após as núpcias Davi deixou de ser apenas um simples pastor de ovelhas para ser um dos nobres do reino de Israel.

E Saul percebeu que Deus estava com Davi e Mical sua filha o amava. Isso fez com que Saul ficasse com cada vez mais medo de Davi. Politicamente Davi e Saul eram aliados, mas na intimidade Saul passou a odiar Davi até o dia de sua morte.

E Davi passou novamente a frequentar e morar próximo ao palácio do rei Saul. Apesar do Sogro, Davi tinha Mical e Jônatas, duas pessoas que ele amava muito. Davi sentia o ódio fingido de amor por parte do rei Saul.

Mical - Missionário Antônio Antunes


E Jônatas, que a esta altura era mais que um irmão para Davi, falou ao seu amado cunhado: "Davi, meu pai me confidenciou que pretende matá-lo. Ele disse isso num momento de neurose. 

Vou conversar com ele quando estiver só eu e ele num campo aberto. Portanto, fique alerta sobre o perigo. Se esconda e deixe de aparecer por um tempo."

E Jônatas falou ao seu pai Saul: "Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são muito bons.

Ele arriscou a vida para matar os filisteus, e fez o Senhor um grande livramento a todo Israel; então, por que pecar contra sangue inocente, fazendo com que Davi seja morto sem nenhum motivo?"

E Saul escutou Jônatas e jurou: 
"Tão certo como Deus Jeová vive, ele não será morto."

Depois da conversa com seu pai, Jônatas conversou com Davi e contou sobre a conversa que teve com o rei Saul. E Davi voltou a servir Saul como fazia antes.

E houve mais guerra e Davi matou um grande número de filisteus. Os que sobreviveram fugiram do guerreiro belemita.

Quando os filisteus saíam para a batalha diante dos homens de Israel, eram derrotados. Sempre que isso acontecia, Davi tinha mais êxito do que os servos de Saul. O povo de Israel respeitava muito o nome de Davi. O jovem pastor de ovelhas tinha mais carisma que o rei de Israel.

E um dia Davi estava na casa do rei tocando harpa para o conforto do monarca. O rei Saul subitamente ficou furioso e atirou uma lança na direção de Davi. Mais uma vez Davi por pouco não perdeu a vida. 

Davi fugiu para a sua casa. Lá sua esposa Mical vestiu uma estátua com roupas e a pôs na cama como se fosse Davi que estivesse ali deitado. No lugar da cabeça foi colocada uma rede de pele de cabra. Saul tinha mandado dois mensageiros guardarem a casa.  Davi fugiu pela janela. 

Saul entrou na casa de Davi com soldados. O rei ficou furioso com sua filha Mical, e gritou:
"Por que me enganaste?"
E Mical respondeu:
"Ele me disse que, se eu não o ajudasse a fugir, me mataria."

Mical era cúmplice de Davi porque o amava do fundo do coração.  E Davi teve que fugir para bem longe.

E agora? Para onde Davi poderia ir para escapar do homem mais poderoso de Israel? 


Uma região selvagem pode não ser um lugar confortável para muitas pessoas, mas para um pastor de ovelhas acostumado a enfrentar ursos e leões era o destino certo.




E Davi passou a ser perseguido pelas tropas do rei Saul. Durante anos ele não teve o direito de dormir dois dias no mesmo lugar. 

Programa Evangelho Eterno com o missionário Antônio Aparecido Antunes - Todas as quartas-feiras das 20:00 às 21:00 (horário de Manaus) http://www.fmpositiva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário