quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Vergonha e Pudor

Missionário Antônio Antunes - bit.ly/evangelhoeterno


A Palavra VERGONHA e Pudor aparentemente têm o mesmo significado, mas a palavra PUDOR tem ainda um significado a mais no que se refere a portar-se adequadamente, vestir-se do modo correto.
Veja o vídeo: https://youtu.be/2WqFFrjldN8

PUDOR
1. sentimento de vergonha, timidez, mal-estar, causado por qualquer coisa capaz de ferir a decência, a modéstia, a inocência.

2. sentimento e atitude desenvolvidos por uma educação rígida calcada em conceitos culturais, ger. de base religiosa, que impedem que certas partes do corpo sejam expostas com naturalidade, sem constrangimento [A amplitude e a distribuição dessas partes variam de acordo com as culturas.].


Você!!!  Já sentiu vergonha alguma vez?

Pois bem... Este sentimento sempre será

a prova viva de um pecado: o primeiro de todos os delitos...


Em Gênesis 3:11 Deus falou a Adão:

Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Adão tinha sentido vergonha; vergonha por ter comido o fruto que lhe foi proibido. A aversão pela própria nudez foi o simples fato de Adão querer desaparecer diante da autoridade divina. 

A vergonha de Adão foi aliviada com vestes de couro que Deus providenciou para ele e sua mulher, conforme o que está escrito em Gênesis 3:21:

E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

Do sentimento da vergonha nasceu o sentimento de pudor no sentido honroso da palavra: preservar os bons costumes ao vestir-se e portar-se adequadamente com o intuito de evitar a vergonha.





Programa Evangelho Eterno com o missionário Antônio Aparecido Antunes - Todas as quartas-feiras das 20:00 às 21:00 (horário de Manaus) http://www.fmpositiva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário