No dia 21 de agosto de 2019, o Missionário Antônio Antunes levou ao ar pela Positiva FM de Vilhena - Rondônia, mensagem sobre 1 Coríntios 10:4
bit.ly/evangelhoeterno Missionário Antônio Antunes |
Trata-se de uma conexão entre o Velho Testamento e o Novo. Para compreender a mensagem na íntegra, é necessário ler antes a passagem do Livro de Êxodo. Leia o citado trecho:
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?
Êxodo 17:3-7
Paulo fez uma analogia com a passagem de Moisés sobre a rocha em Horebe. Moisés feriu a pedra para que a mesma soltasse água. O povo murmurava e falava coisas terríveis contra Moisés e Deus Jeová. A analogia é a seguinte: Cristo é a rocha espiritual, o povo murmura sem parar e a água é a mensagem espiritual eterna. Paulo aconselha o povo cristão a procurar a santificação. Veja a passagem de 1 Coríntios: 10:1-15:
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
1 Coríntios 10:1-15
Nenhum comentário:
Postar um comentário